Ser escolhido entre tantos realmente não é uma tarefa fácil. Assim como no vestibular de grandes Universidades, organizações de renome escolhem os melhores para ocupar, normalmente, as poucas vagas oferecidas para trainee. Mas será que nós, profissionais de RP, com dificuldades quanto a identidade e espaço no mercado de trabalho temos chances para essas “grandes oportunidades”???
Sim, nós temos! Nas próximas postagens falaremos mais sobre grandes empresas que recrutam profissionais de RP.
Hoje a questão se volta para o que é necessário para ocupar esses cargos. Os requisitos não são muitos, mas com certeza com o envio do currículo um bom filtro é feito, ter graduação em uma boa faculdade, sem dúvida, também conta muito. Busquei informações de variadas organizações e foi fácil conclui que falar inglês, assim como falamos português, é o primeiro requisito. A maioria busca jovens no ultimo ano de faculdade ou com até 2 anos de formado, línguas como espanhol, alemão e chinês também são requisitos para algumas vagas.
Não é muito comum, mas empresas como a Bosch – apesar de não contratarem profissionais de comunicação, tem uma proposta e tanto de programa – exigem experiência profissional. Mas no nosso caso, como temos experiência profissional aqui??? Estamos lutando por um estágio que nos de a oportunidade de desenvolvermos qualquer prática de RP e nos exigem experiência...Eu pelo menos entendi que o programa objetiva preparar o profissional para ocupar um posto de liderança. Claro que SEMPRE adquirimos experiência em tudo que fazemos, mas com certeza muitos não terão a oportunidade de colaborar em uma grande organização. Acho que é nesse ponto que a situação fica um tanto complicado pra nós, estamos aqui, fomos selecionados entre milhares, entramos numa faculdade de renome (vamos esquecer todos os problemas do nosso curso e lembrar somente do peso UNESP) e infelizmente são pouco que conseguem uma “experiência” notável, talvez a necessária para um vaga com esse perfil.Os requisitos, além dos já citados, incluem conhecimento básicos de informática (é lógicooo que eles também imprescindíveis) e alguns conhecimentos específicos de cada área. Muitas empresas, como o ABN AMRO REAL, exigem um perfil bastante subjetivo, muito próximo da política e dos objetivos da organização (“Trabalhem bem em ambientes com diversidade de valores, idéias e pessoas; (...) Busquem novos desafios e responsabilidades”). Facilidade em trabalhar em grupo, criatividade, iniciativa, capacidade empreendedora, todos esses requisitos muitas vezes se encaixam com o perfil de empresas empreendedoras e com espaço notável no mercado nacional e internacional.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
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